fbpx
close

Carreira

Qual curso superior de tecnologia escolher?

Fernando Vezzali
Escrito por Fernando Vezzali
Qual curso superior de tecnologia escolher?
Junte-se a nós!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em dúvida sobre qual curso de TI escolher? Neste post explicamos quais os principais cursos superiores e o que você pode fazer com cada um deles.

A grande demanda por profissionais de TI nos últimos anos fez crescer a quantidade de cursos superiores nessa área. Os nomes muitas vezes são parecidos, e acabam gerando confusão em quem está tentando escolher o que cursar. Se este é o seu caso, calma! Nas próximas linhas explicamos quais as diferenças sobre os principais cursos da área de TI.

Ciências da Computação 

A grade curricular do curso de Ciência da Computação é constituída majoritariamente por disciplinas relacionadas ao aprendizado de linguagens de programação e matemática. Na parte teórica, o aluno também aprenderá bastante sobre algoritmos e estrutura de dados.

O cientista da computação pode atuar como desenvolvedor, programador, analista de sistemas, arquiteto de software, gerente de TI, ou seguir carreira acadêmica (sendo pesquisador e/ou professor). Basicamente, este profissional elabora programas de informática, podendo criar desde ferramentas mais simples até programas mais complexos de processamento de informações.

O curso tem duração de 4 anos e fornece uma visão bem ampla da tecnologia da informação; com isso, o aluno pode se especializar em áreas como hardware e redes de computadores.

Engenharia da Computação

A engenharia da computação é uma área que surgiu da fusão entre várias disciplinas da ciência da computação com engenharia eletrônica. A grade curricular é composta por matérias de matemática, computação, eletrônica, mecânica, e desenho técnico. Também são oferecidas disciplinas de programação, mas não tanto quanto nos outros cursos de TI.

O engenheiro de computação pode projetar e construir hardwares e softwares (com mais ênfase no primeiro), criar programas de computadores e aplicativos diversos, atuar na gestão e suporte de redes de computadores, e desenvolver robôs e sistemas digitais para as mais variadas indústrias. A carreira acadêmica também é uma opção.

Sistemas de Informação

O enfoque do curso de Sistemas de Informação é o desenvolvimento de softwares e gerenciamento de sistemas informatizados. Os profissionais que atuam na área criam soluções tecnológicas para determinar o fluxo de informações na área de TI.

A grade curricular possui disciplinas de ciências da computação, cálculo, linguagem de programação, segurança da informação, inteligência artificial e administração (sendo este último muito importante pois dá ao aluno uma visão de negócios para trabalhar com soluções corporativas).

O profissional de sistemas de informação pode atuar como administrador de redes de computadores, analista e desenvolvedor de softwares, gestor de banco de dados, consultor estratégico em TI, arquiteto de sistemas, entre outros.

Engenharia de Software

O software é a parte lógica do computador, e inclui programas e o sistema operacional. Portanto, os profissionais dessa área são responsáveis basicamente por projetar e guiar o desenvolvimento de aplicativos, programas e sistemas de forma que eles atendam aos requisitos pré-determinados.

Entre as principais funções do engenheiro de software estão: desenvolver softwares e aplicativos, arquitetar o layout estrutural dos sistemas, fazer testes nos programas e gerenciar projetos ligados aos softwares. Segundo a CareerCast, a engenharia de software foi considerada a 2ª melhor área de TI em crescimento e remuneração.

Os profissionais de Ciências da Computação e Engenharia da Computação também podem trabalhar nesse mercado, mas há diferenças entre esses tipos de formação: enquanto os engenheiros aprendem mais sobre os processos relacionados a desenvolver e manter programas funcionando, os cientistas focam mais nas teorias ligadas à modelos matemáticos, algoritmos e lógica dos processos.

Bom, aqui citamos os principais cursos superiores da área de TI. Se você ainda está em dúvida sobre qual escolher, vá além e pesquise sobre o mercado de trabalho de cada um deles, média salarial, universidades que os ofertam etc. Boa sorte!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a nós!

Entre para a lista VIP

Agora!

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade.