fbpx

Carreira

Desenvolvedor Wordpress, o que faz e quanto ganha.

Fernando Vezzali
Escrito por Fernando Vezzali
Desenvolvedor Wordpress, o que faz e quanto ganha.
Junte-se a nós!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Com mais de 30% de todos os sites publicados na internet o WordPress é com certeza o CMS (gerenciador de conteúdo) mais utilizado. Os motivos para isso acontecer são claros; facilidade de utilização e de personalização e possibilidades ilimitadas de desenvolvimento. Por esses motivos, nunca vai faltar trabalho para aqueles que pensam em desenvolver para a internet utilizando o WordPress.

Mas o que é possível fazer com o WordPress? E quanto ganha o engenhoso desenvolvedor desta ferramenta? Responderemos essas e outras perguntas nesse artigo. Vamos lá?

Neste post você vai aprender:

O que é WordPress?

Para ser desenvolvedor WordPress primeiramente é preciso entender que o WordPress não é uma linguagem de programação. É, na verdade, um CSM, ou seja, um sistema gerenciador de conteúdo. O WordPress é prioritariamente desenvolvido em PHP, e se você não tem muita intimidade com essa linguagem, não se desespere. É possível conseguir bons resultados com pouco conhecimento, desenvolvendo temas simples, porém, esteticamente incríveis.

Enfim, caso seu objetivo seja desenvolver para WordPress e não se limitar a instalar a plataforma, instalar temas prontos ou mesmo desenvolver temas simples, isso é, criar plugins e temas avançados, tenha em mente que é necessário ter um bom conhecimento em PHP e POO (Programação Orientada a Objetos) e para isso é preciso preparação. O tempo para se tornar desenvolvedor WordPress depende de seu conhecimento em todas as tecnologias que embarcam o sistema. Como disse antes, a linguagem utilizada é prioritariamente PHP, mas não se esqueça de HTML, CSS e Javascript.

Se você ainda se sente inseguro, não se preocupe. Entendo que pode ser difícil estudar na correria do dia a dia. Mas o WordPress é uma plataforma complexa, que apresenta soluções para problemas corriqueiros e complexos. E a curva de aprendizagem é bastante baixa. Por isso, comece agora mesmo a entender as entranhas do WordPress.

Vamos ao que interessa. O que faz um desenvolvedor WordPress, na prática? Bem, a resposta curta é: Criar temas e plugins. Mas o que são temas e plugins? Se você é um astuto desenvolvedor experiente já está cansado de saber. Mas se você ainda é um pequeno gafanhoto e está iniciando no desenvolvimento, e decidiu dar uma chance ao WordPress, vamos detalhar o que podemos fazer com ele.

Temas de WordPress, o que são?

Normalmente, quando falamos em temas, pensamos logo em aparência, certo? Sim, você não deixa de estar certo. Mas no WordPress, a criação de temas é um pouco mais do que isso. Através de temas podemos adicionar funcionalidades e funções que vão muito além de um website e um blog.

Os temas criados em WordPress podem, a partir de funcionalidades de plugins ou criadas em seu ambiente de criação que seria muito mais complicado fazer em um sistema Standalone, ou seja, criado na unha. Ainda neste ponto, é possível personalizar e criar seu tema, através de um magnífico sistema de REST-API nativo, utilizando ferramentas modernas de desenvolvimento frontend, como Angular, React ou Vue.

Mas para você que está iniciando, e acha que é difícil aprender uma tecnologia nova saiba que um tema WordPress nada mais é do que, o template do website. Ele irá pegar as informações de aparência e conteúdo que deseja apresentar e através dos comportamentos solicitados formar todo o ambiente de navegação do usuário. Entendeu? O WordPress não é o site, é a plataforma. O WordPress não é o fim, é o caminho. É a junção de um sistema complexo, com arquivos que farão a gestão da informação para assim apresentar para o usuário.

Plugins de WordPress

Se temas fazem parte da aparência, então que são plugins? Plugins são basicamente programas criados para modificar, filtrar ou criar comportamentos do WordPress. Veja, se você precisa de uma personalização em um formulário de contato, mas não deseja criar um do zero, chegou a hora de escolher um plugin. Um dos mais utilizados é o Contact Form 7. Um plugin gratuito responsável por criar formulários de contato e personalizar a forma que esse formulário interage com o usuário. Mas e se esse formulário, por ventura pudesse automaticamente cadastrar as mensagens que foram enviadas pelo site em nosso banco de dados além de nos enviar por e-mail? Isso é possível também, através de outro plugin.

Entendeu? Tudo aquilo que o Wordpress não faz, você pode fazer através de plugins. Quer uma loja virtual? Um dos plugins mais baixados na comunidade WordPress é o Woocommerce. Este plugins transforma sua página WordPress em uma loja virtual completa, inclusive podendo ser expandida com outros muitos plugins e ter uma loja realmente profissional e segura.

Mas, sendo claro, a maior vantagem em utilizar plugins é que mesmo que você realize a troca do tema, as funcionalidades (caso o tema seja compatível) ficarão intactas. Ou seja, você pode trocar a aparência, desenvolver um novo tema, modificar completamente a estética do site que suas funcionalidades e dados relacionados a elas estarão preservados. A independência de temas e do próprio sistema então, é a principal vantagem de plugins WordPress.

O que preciso para começar a desenvolver com WordPress?

O jeito mais rápido é aprender online e ter um suporte individualizado, dá uma olhada nisso:

Se você é iniciante na plataforma, saiba que tudo o que você precisa é de um computador. O WordPress, apesar de ser uma plataforma completa e fantástica, é completamente gratuita. E isso significa que você pode criar da forma que quiser, sem gastar nada para chegar onde quiser com ela.

Para começar você vai precisar ter um servidor de desenvolvimento local instalado, existem várias opções gratuitas, a mais recomendada para iniciantes é o WAMP Server. Em seguida é preciso fazer o download do WordPress que você pode baixar gratuitamente no site www.wordpress.org e instalar em seu servidor local. Siga instruções na documentação do WordPress e utilize a “Instalação de 5 Minutos” que facilita muito a instalação da plataforma.

Para usuários mais avançados, recomendo a utilização do WP-CLI. Que nada mais é do que uma interface de linha de comandos para criação de projetos Wordpress. Ela agiliza algumas funções corriqueiras, como criação de banco de dados, instalação da plataforma e instalação de temas e plugins.

Agora que temos um servidor local e o WordPress Instalados, vamos utilizar um editor de códigos para programar temas e plugins. O IDE, do inglês Ambiente integrado de desenvolvimento, recomendado é o PHPStorm da JetBrains, mas existem opções gratuitas como o Netbeans, Sublime Text, Notepad++ e VS Code. Dentre os gratuitos, recomendo o uso do Sublime Text ou VS Code, que possuem plugins que podem ajudar e agilizar o desenvolvimento para Wordpress. Mas, apesar de todos os editores/IDEs que citei, sinta-se livre para utilizar o ambiente que desejar para desenvolver. É importante frisar que você pode editar seus arquivos de temas e plugins até mesmo no Bloco de Notas.

E por último, mas não menos importante é preciso de muita criatividade. Não é preciso, porém, recomendável, cursos adicionais ou uma faculdade para desenvolver WordPress, mas toda bagagem em desenvolvimento que conseguir vai te ajudar a alcançar seu objetivo.

O mercado para desenvolvedores WordPress

Como está o mercado para desenvolvedores WordPress? Como dito no início do artigo, o WordPress é uma plataforma amplamente utilizada na internet, então é obvio que um sem número de indivíduos ou pequenas empresas precisam de websites ou blogs com funcionalidades específicas que não são nativas do WordPress. Aí entra o desenvolvedor.

É possível encontrar propostas de desenvolvimento para WordPress em plataformas de Jobs, como Workana, Freelancer.com, GetNinjas e outros, eles são ótimos para você fechar alguns projetos caso esteja iniciando com WordPress, além de te dar uma base (por baixo) nos valores praticados por freelancers quando se trata de desenvolvimento na plataforma.

Além destes mecanismos, sempre confie e valorize seu portfólio. Ele sempre é e sempre será o melhor atalho até vários projetos e muitos clientes. Para começar, em casa de ferreiro o espeto não pode ser de pau. Desenvolva seu website e demonstre o que você sabe fazer. Além disso, crie temas e demonstre a seus possíveis clientes. Eles podem ter uma base de como você trabalha com WordPress.

Quanto ganha um desenvolvedor WordPress?

A média salarial de um desenvolvedor WordPress não é diferente da de desenvolvedores PHP, afinal um desenvolvedor WordPress nada mais é do que um desenvolvedor PHP que se especializou em uma plataforma. Segundo o Catho essa média no Brasil vai variar de R$ 2.357,00 até R$ 3.232,00, mas pode variar nas diversas regiões.

O fato é que se você se especializar em desenvolvimento WordPress, e trabalhar como freelancer, em um único projeto pode alcançar o teto da média salarial. O fato é que como freelancer a gama de possibilidades é alta. Você pode produzir temas ou plugins e vendê-los em lojas de temas e plugins WordPress. Dá pra faturar bem, de acordo com a qualidade de seus produtos.

Conclusão

O mercado WordPress está aberto e ainda tem lugar pra muita gente. Você que gosta de desenvolvimento dinâmico e não tem medo de aprender novas tecnologias. Essa plataforma é perfeita para você. Não se esqueça de visitar a documentação do WordPress para mais informações e aprender muito por lá.

Caso seja um desenvolvedor WordPress experiente deixe sua opinião, ou se esqueci algo, sinta-se livre para acrescentar nos comentários. E se ficou com alguma dúvida, comenta e a gente responde para você.

Espero que tenha gostado e até a próxima.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2 Replies to “Desenvolvedor WordPress, o que faz e quanto ganha.”

Tiago

Boa tarde! Fernando, excelente conteúdo vc tem em sua página web. Eu pesquiso bastante sobre o WordPress, mas ainda não consegui entender sobre temas: alguns temas quando baixa ele sai as imagem vem sem nada, tudo diferente como visualizei no inicio. Para desenvolver um site WordPress eu terei de comprar os temas? Um forte abraço, tudo de bo.

Fernando Vezzali

Oi Tiago!

Fico feliz em saber que estou ajudando.

Cara, dependendo da sua necessidade não será necessário comprar o tema. Olha este link aqui: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/temas-wordpress-gratis

No entanto sugiro que você aprenda sobre como criar temas e plug-ins pois é o jeito mais poderoso de ganhar dinheiro com WordPress. Quando você vende um site, é apenas uma venda e pronto. Já se você cria um tema ou plug-in, você tem o potencial de vende-lo milhares de vezes.

Quando eu comecei a montar meu site eu testei uns 10 temas e nenhum atendeu minhas necessidades. Eu fiz as contas de quanto tempo eu iria demorar para alterar tudo na mão e comparei isto com um tema pago. Cheguei a conclusão que seria mais fácil eu comprar um. Eu precisava de algumas coisas específicas de marketing digital como chamada para cadastro de e-mail, entre outras coisas. Achei tudo isto num tema chamado Athena, ele é vendido pelo pessoal do ViverDeBlog.

Cadastra o seu e-mail aqui no site pois eu mando semanalmente um material sobre programação e WordPress.

abraço,
Fernando

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a nós!

Entre para a lista VIP

Agora!

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade.