fbpx
close

Carreira

As 5 principais atitudes de um programador bem-sucedido

Fernando Vezzali
Escrito por Fernando Vezzali
As 5 principais atitudes de um programador bem-sucedido
Junte-se a nós!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O mercado de programação está em expansão, e a demanda por profissionais dessa área é cada vez maior. Descubra nesse post 5 requisitos fundamentais para ser um programador de sucesso.

Os últimos anos foram marcados pelo aprofundamento da revolução tecnológica. Com exceção de poucos negócios de cunho familiar que ainda são resistentes às mudanças, a tecnologia já é uma realidade de praticamente qualquer empresa. Não é à toa que o mercado de TI vem crescendo cada vez mais, mesmo em tempos de crise econômica.

Desenvolvimento de softwares e aplicativos, construção de sites e e-commerces, monitoramento e análise de banco de dados, administração de redes.. As demandas são inúmeras e crescentes. De acordo com pesquisas da ABDI, para dar conta do recado o Brasil precisa de mais de 40 mil programadores por ano.

Apesar do cenário positivo, o grande desafio é encontrar programadores que sejam de fato qualificados. Se você está pensando em investir nessa carreira, saiba que é um bom negócio; no entanto, para ser um excelente profissional desse mercado, alguns requisitos são fundamentais.

A seguir listamos os 5 principais:

Gostar de estudar

A tecnologia está em constante evolução. O aprimoramento das linguagens e sistemas usados na atualidade é uma preocupação incessante, e as competências que um programador possui hoje podem rapidamente ficar obsoletas ou ultrapassadas.

Por isso, para se manter atualizado nas novas tendências de mercado, gostar de estudar é fundamental. E tão importante quanto isso é ser auto-didata. Afinal, se você precisar contar com cursos e professores toda vez que quiser aprender algo novo, seus custos serão altos. Ter a capacidade de aprender sozinho é uma forte característica de um bom programador.

Ser um bom resolvedor de problemas

Muitas pessoas pensam que o trabalho de um programador se resume à criação de códigos, mas isso não é verdade. O monitoramento e aperfeiçoamento desses códigos também é importante, pois toda vez que um sistema não funciona direito, espera-se que o programador consiga resolver o problema.

Portanto, gostar de solucionar problemas é fundamental. Saiba que a investigação é uma constante na vida do programador. É preciso que esse profissional esteja preparado para pesquisar todas as raízes possíveis de um problema e encontrar soluções eficazes e rápidas.

E aqui é importante lembrar que essa capacidade demanda tanto o perfil técnico quanto as habilidades pessoais do profissional, que terá que lidar com pessoas reclamando das falhas em softwares etc.

Ter um bom raciocínio lógico

Os códigos programados não passam de uma transcrição de raciocínio lógico. Por isso, é vital que o programador tenha um raciocínio desse tipo e uma visão sistêmica. Pessoas que gostam de matemática, por exemplo, têm propensão a se interessar por programação.

Dominar o inglês

Outro fator importante é saber inglês. Isso porque as fontes de conhecimento neste mercado ainda estão disponíveis majoritariamente na língua inglesa. É claro que é possível iniciar a carreira em programação apenas com os conteúdos em português, mas para se aprofundar na área somente com esse idioma será muito difícil.

Ter visão de negócio

Um bom programador não se concentra em criar um sistema meramente por criar. Ele possui perspectiva de negócio, e com base nisso consegue sugerir ideias para otimizar aplicações. Assim, as aplicações podem ter uma melhor usabilidade.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

One Reply to “As 5 principais atitudes de um programador bem-sucedido”

Fernando Vezzali › Como se manter atualizado sem enlouquecer

[…] Carreira […]

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a nós!

Entre para a lista VIP

Agora!

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade.